AUTOMAçãO DE MARKETING: OTIMIZANDO A JORNADA DO PACIENTE
Equipe Administre sua Clínica
O desafio de escolher um bom sistema para clínica médica é comum aos gestores devido à complexidade natural dessa área. Sem contar a competitividade que, cada vez mais, exige uma prestação de serviços diferenciada e personalizada.
A tecnologia agrega valor com a automatização ao tornar o atendimento mais ágil e otimizado. Considerando as regras de uso de dados pessoais, previstos na LGPD, é fundamental buscar uma solução completa e que favoreça tanto a clínica quanto os pacientes.
Neste post, você vai conferir a importância de uma solução especializada e quais as funcionalidades essenciais de um sistema para clínica médica. Continue lendo e veja os benefícios que um software pode trazer para o negócio em pouco tempo!
O uso da tecnologia em qualquer negócio é sinônimo de modernidade, padronização, agilidade e segurança da informação. Na área da saúde, esses são fatores imprescindíveis para garantir aos pacientes a confidencialidade e a discrição, comuns ao atendimento médico.
Com isso, o sistema automatizado consegue absorver boa parte da demanda e oferecer um serviço totalmente personalizado. É preciso expandir o uso dos recursos tecnológicos para além dos consultórios e salas de exames.
Para garantir o funcionamento adequado da clínica, é importante que o gestor consiga acompanhar os processos que envolvem o atendimento e a operação. No dia a dia, são diversas as atividades que interagem entre si para o paciente ter uma experiência satisfatória.
Enquanto o convênio médico precisa autorizar a realização de um exame, o estoque deve manter os materiais usados nas consultas e exames. As áreas administrativa, técnica e médica se fundem para um atendimento completo.
Nesse contexto, o gestor, como responsável, precisa de acesso rápido às informações para que tudo funcione corretamente. Seja a compra de insumos, seja o acompanhamento dos casos de glosas médicas, com dados concretos, será mais fácil agir e tomar decisões.
Os dados gerados em um sistema integrado, por exemplo, tornam os processos mais otimizados e organizados. A clínica terá mais eficiência e menos gastos se o gestor puder monitorar todo o fluxo e a produtividade de trabalho das equipes.
Um sistema digital inteligente e eficaz é aquele que consegue atender às principais necessidades de um negócio. Para isso, as funcionalidades devem estar alinhadas com os serviços prestados na clínica, tanto na operação quanto na área médica.
A automatização promove a unificação dos processos de uma empresa e dinamiza a rotina, gerando economia de tempo e dinheiro. O controle é também um ganho para o gestor, uma vez que as informações são mais confiáveis quando registradas em um sistema.
Selecionamos as funcionalidades mais importantes em um sistema médico, com base no atendimento e serviços oferecidos em uma clínica!
O atendimento é uma das áreas críticas da clínica médica, especialmente quando há demora ou desencontro de informações. Os registros em sistema agilizam os processos, estabelecem prioridades e profissionalizam o trabalho dentro da clínica.
Isso vai desde a identificação do paciente e o serviço agendado já na recepção da clínica por meio de um Totem/Painel à autorização automática de convênios. O mesmo acontece com as formas de pagamento já cadastradas ou com a rápida entrega de um exame.
O agendamento online é uma funcionalidade inovadora que dá autonomia ao paciente sobre seus atendimentos. Dessa forma, ele pode escolher a data e o horário das consultas, exames ou procedimentos.
Além de um paciente não precisar se deslocar ou gastar tempo ao telefone, o agendamento fica disponível 24 horas. Com isso, ele não precisa se preocupar com o horário comercial para fazer a marcação das consultas ou exames que precisa.
O tempo que se leva para fazer a anamnese de um paciente pode ser minimizado com o questionário digital. Com o preenchimento antecipado das informações principais de forma online, no consultório ou área de exame, os especialistas terão mais tempo para um atendimento humanizado.
Além disso, o questionário pronto viabiliza um atendimento mais rápido. Afinal, salta a etapa em que o paciente precisa fornecer informações enquanto o profissional faz uma série de anotações em minutos que podem ser mais bem utilizados.
Uma clínica médica é, antes de tudo, um negócio que depende de clientes — pacientes – para prosperar e se manter ativo. Para a linha de frente conseguir oferecer excelência, nos bastidores é preciso uma gestão eficiente.
Todas as atividades e operações devem funcionar sincronizadas, conforme o funcionamento da clínica. Para tomar uma decisão de compra, por exemplo, o gestor precisa de acesso aos números do estoque e da identificação dos materiais faltantes.
Da mesma forma, dados do financeiro e de faturamento são imprescindíveis. Afinal, todo o fluxo de caixa e as previsões do orçamento dependem de saber sobre a saída e entrada de dinheiro. O controle de pagamentos, os repasses dos convênios e o volume de glosas médicas impactam e determinam a saúde financeira da clínica.
Ter um sistema que permita a emissão de laudos a distância é um dos maiores benefícios de informatizar as atividades de uma clínica médica. Esse é um recurso interessante para quando o médico responsável não estiver na clínica para elaborar os laudos.
A funcionalidade permite que o especialista possa visualizar as imagens e laudar de qualquer lugar que disponha de internet. Basta que ele tenha autorização de acesso, por meio de um login e senha. Ou seja, mesmo em outra unidade, cidade ou estado, o paciente não ficará sem o resultado devido à ausência do médico responsável pelo laudo.
A busca de dados e informações em diversas abas, além da morosidade, pode impedir uma intervenção imediata. Portanto, acompanhar o movimento e desempenho de cada setor em uma só tela vai tornar o gerenciamento e controle mais completos.
Com a função gestão à vista, as informações das atividades essenciais serão centralizadas, podendo ser acessadas de qualquer lugar, dentro e fora da clínica. Isso quer dizer que o gestor não precisará ir em cada área para conferir o trabalho.
Também não vai haver necessidade de solicitar relatórios aos departamentos ou estar full time na clínica para saber tudo o que acontece com o negócio.
Um sistema de gestão especializado para clínica médica deve ter como premissa básica a integração. O objetivo é centralizar os dados para melhor tratamento e gerenciamento das informações coletadas e geradas por diversos setores.
Para isso, aplicações como Big Data e Business Intelligence facilitam o processo de uso adequado dos dados. O avanço tecnológico permite facilidades, integrando interfaces de extrema importância para o negócio e relevância para a gestão.
Ao implementar a automatização, a segurança informacional que um software médico consegue entregar nas mãos dos gestores é rapidamente percebida nas melhorias que, consequentemente, se tornam vantajosas.
Os benefícios de um sistema para clínica médica são:
Toda essa alta performance pode ser alcançada com um sistema para clínica médica que tenha sido pensado, desenvolvido e estruturado com o propósito de facilitar a jornada do paciente. Simultaneamente, permitir uma operação enxuta e focada na satisfação do público.
Se você gostou deste post e busca uma solução especializada, de custo-benefício satisfatório, sugerimos conhecer o Clinux e suas funcionalidades. Para isso, basta entrar em contato com a Genesis e pedir uma demo completa aos especialistas!
Nossos consultores estão prontos para atendê-lo(a)!