HEALTHTECHS E INOVAçãO: O QUE ESPERAR PARA O FUTURO?
Equipe Administre sua Clínica
Transformar dados na saúde em insights! Este é o desafio para os profissionais que atuam no nicho da saúde.
Sabemos que no cenário competitivo de hoje, os sistemas de saúde estão procurando novas maneiras de atrair e reter pacientes.
Isso porque, atualmente, 81% dos pacientes informam que estão insatisfeitos com sua experiência de saúde – o que pode explicar por que quase metade dos adultos entre 23 e 53 anos estão procurando um novo modelo de profissional de saúde.
Como resultado, os sistemas de saúde devem se concentrar na criação de campanhas que satisfaçam os pacientes existentes e atraiam novos pacientes e assim transformar dados na saúde para novas e melhores experiências
Isso requer dados detalhados e direcionados para atingir um novo nível de inteligência de negócios.
Antes de transformar dados na saúde em insights, é necessário eliminar silos de dados.
Esses silos existem quando os conjuntos de dados estão confinados a alguns departamentos da organização e/ou não podem ser combinados de maneira significativa.
Isso cria um ambiente de dados fragmentado em que é difícil apontar a estratégia geral do seu sistema de saúde na direção certa e ainda mais difícil chegar a um consenso sobre essa estratégia.
A melhor maneira de transformar dados na saúde é eliminar silos e realinhar seus objetivos gerais é tirar proveito da tecnologia atual.
Um repositório de dados centralizado permite sintetizar grandes quantidades de informações em insights digeríveis que recomendam sua melhor próxima ação.
Transformar dados na saúde não é algo difícel, basta contar com uma ferramenta de inteligência de negócios que crie uma:
A análise avançada de dados na saúde pode ser sobreposta para triangular ainda mais entre essas fontes de dados.
Depois de quebrar os silos de dados, é possível identificar padrões e tendências para identificar oportunidades de crescimento.
Vamos dar uma olhada em algumas maneiras pelas quais as partes interessadas podem usar insights de dados de uma ferramenta de inteligência de negócios para reduzir o tempo da pergunta à estratégia e de meses para horas.
As organizações de saúde devem começar a identificar oportunidades fazendo a si mesmas uma pergunta que se alinhe com as metas do negócioa.
Por exemplo, “Como faço para aumentar a participação de mercado em 2%?” ou, “Como posso reduzir a perda de pacientes em 5%?”
Isso é necessário para começar a definir seu público-alvo e aprimorar os tipos de oportunidades que carregam o maior valor.
Ao ter uma visão abrangente da dinâmica do mercado e das oportunidades disponíveis, sua organização pode avaliar quais atividades irão engajar esses clientes.
Como muitos pacientes fazem suas escolhas com base na proximidade, os usuários corporativos geralmente avaliam as oportunidades com base na localização geográfica.
Ao identificar sua Melhor Próxima Ação, o usuário pode começar selecionando uma área de serviço padrão/definida organizacionalmente ou um conjunto de CEPs.
Como alternativa, o usuário pode criar uma geografia on-the-fly para a análise específica em mãos.
Da mesma forma, o usuário pode selecionar definições de linha de serviço padrão, configurar linhas de serviço salvas anteriormente ou criar novas definições (com a capacidade de personalizar em um nível de código clínico) para investigação adicional.
Para um profissional de marketing, isso identifica os consumidores em uma área geográfica que têm uma alta propensão para a linha de serviço ou procedimento escolhido pelo seu sistema de saúde, com uma compreensão da atividade atual do mercado e fidelidade do médico de referência.
Para um contato médico, isso pode ser usado para determinar quais provedores têm maior potencial para direcionar referências ao seu sistema de saúde com base não apenas na atividade de referência anterior, mas também no volume de consumidores que provavelmente precisarão do serviço.
Imagine um profissional de marketing que deve escolher entre promover cuidados cardíacos ou ortopédicos.
Ao examinar ambas as linhas de serviço, ele pode descobrir que há muito mais demanda por cuidados ortopédicos.
Indo mais fundo, parece que um grande número de potenciais médicos de referência não são leais ao seu sistema. Em vez de simplesmente executar a campanha como o marketing poderia ter feito no passado, isso causa uma pausa para discutir a estratégia.
Esse é o investimento certo? Que apoio é necessário da equipe comercial?
Alternativamente, se os médicos são altamente leais, o marketing pode explorar ainda mais as características únicas dos segmentos de consumidores identificados.
Essas informações podem ser aproveitadas para criar campanhas direcionadas que são personalizadas exclusivamente para uma população-alvo.
Depois de identificar a base de regiões geográficas com atividade principal em uma linha de serviço escolhida, os insights de negócios irão guiá-lo ainda mais para capturar a oportunidade de alto valor.
Nesse ponto, os sistemas de saúde podem entender melhor seus alvos mais valiosos para divulgação.
Essa funcionalidade descreve oportunidades para iniciativas de médicos e consumidores, aproveitando uma infinidade de conjuntos de dados de mercado robustos, permitindo que seu sistema de saúde desenvolva mensagens direcionadas para médicos e pacientes que são mais relevantes – e obtenha melhores resultados com menos gastos.
Existem três direções principais a serem examinadas ao avaliar os caminhos de descoberta para transformar dados na saúde:
Cada uma dessas análises explora um nicho diferente da oportunidade e pode ser intercalado para obter uma visão multidimensional e abrangente dos próximos passos.
Esse caminho de descoberta permite comparar pessoas com alta propensão para uma condição escolhida com todas as outras no mercado.
Por meio da segmentação do consumidor de mercado, suas equipes obterão informações demográficas mais granulares e descobrirão quais formas de marketing o segmento-alvo provavelmente será mais receptivo.
No geral, isso fornece um perfil claro de pessoas e famílias, permitindo que os profissionais de marketing personalizem sua estratégia e criem mensagens exclusivas e personalizadas.
Digamos que um profissional de marketing tenha a tarefa de expandir a linha de serviços de cardiologia de sua clínica.
Ao examinar os insights fornecidos pela segmentação de mercado do consumidor, ele pode descobrir que a área geográfica mais promissora contém um grande volume de pacientes idosos receptivos a mensagens sobre como se tornar mais fisicamente ativo para promover a saúde do coração.
Desta forma, o profissional de marketing pode olhar para um perfil de consumidor “médio” na mesma geografia e ver que normalmente os consumidores são mais receptivos a ofertas promocionais via mala direta, em oposição a mecanismos de busca ou aplicativos digitais.
Com essas informações, o método, a mensagem e o canal da campanha ficam imediatamente evidentes: enquanto o profissional de marketing pode ter pensado originalmente que uma estratégia utilizando e-mail marketing seria eficaz com base em uma compreensão geral do mercado, essa visão específica do segmento permite otimizar o mix de canais – e, em última análise, a probabilidade de ROI aprimorado.
Esse caminho resume a atividade atual em um mercado, como onde as pessoas estão sendo tratadas para determinadas condições em sua linha de serviço.
Uma análise de atividade de mercado fornece pontos de atividade até o nível de CEP e permite que os usuários aproveitem informações sobre fatores como sazonalidade – por exemplo, quantos procedimentos são realizados mês a mês ao longo de um ano.
Essas informações podem ser analisadas em uma linha de serviço, linha de subserviço ou até mesmo em nível de código de procedimento.
Aqui está um exemplo: um contato deseja obter mais referências para seus especialistas em doenças infecciosas. Observando o crescimento ano após ano nos diagnósticos da doença de Lyme, o médico procura em áreas geográficas próximas para descobrir quando esses diagnósticos estão ocorrendo.
Depois de realizar uma análise da atividade do mercado, percebe-se que os casos de doença de Lyme aumentam nos meses de janeiro e fevereiro, enquanto a chance de diagnóstico nos meses de inverno é rara.
Com esse conhecimento, é possível planejar campanhas de divulgação que começam na primavera – garantindo que seu sistema de saúde seja o mais importante quando esses médicos precisarem chamar um especialista.
Com uma análise de referência, seu sistema de saúde pode refinar ainda mais uma lista-alvo de médicos que são mais ativos em relação a uma determinada linha de serviço ou procedimento e, portanto, altos candidatos para aumentar e influenciar positivamente a estratégia geral de crescimento.
A definição do que torna um médico “leal” ou um “divisor” também pode ser configurada. Por exemplo, sua organização pode considerar um divisor como alguém que se refere fora da rede 20% do tempo, 40% do tempo ou uma porcentagem totalmente diferente.
Ao sobrepor essas perspectivas, os profissionais de marketing e comercial podem otimizar seus recursos com decisões baseadas em dados, avaliando seus alvos de vários ângulos.
Ou seja, podem explorar esses caminhos de descoberta de forma reclusiva, e receber uma lista abrangente e direcionada de médicos e pacientes que passam a orientar toda a sua organização pelos caminhos de descoberta de mercado.
Depois de realizar os questionamentos e descobrir a melhor próxima ação por meio de análise avançada de dados, é hora de comunicar as descobertas às principais partes interessadas.
Certifique-se de que eles entendam exatamente como esses insights se traduzem em oportunidades de crescimento – e, em última análise, os investimentos envolvidos.
Esta é uma alternativa para a subjetividade que muitas vezes é considerada por muitos profissionais de todas as áreas.
Com uma abordagem visual e orientada por dados para o compartilhamento de dados, sua organização não será vítima das decisões de marketing mal informadas que afligem muitos sistemas de saúde modernos.
Os insights também ajudarão a alinhar as iniciativas com os objetivos das partes interessadas em todos os departamentos, já que a plataforma integra dados de tantas fontes diferentes.
Ao coletar dados em um só lugar e fornecer uma análise visual orientada por dados, todo o seu sistema de saúde deve ser capaz de chegar a um consenso de fato – em vez de chegar a um consenso de opinião que tende a desviar as campanhas.
Para ter sucesso no ambiente de saúde cada vez mais competitivo de hoje, os sistemas de saúde devem aproveitar a inteligência de mercado da maneira mais eficaz possível.
Ao empregar uma ferramenta robusta de inteligência de negócios, os sistemas de saúde podem começar a identificar detalhes críticos sobre seus pacientes e seus relacionamentos com os médicos.
Com a solução certa, os sistemas de saúde podem ver esses insights em poucas horas, ao contrário dos meses que seriam necessários para analisar esses dados da maneira tradicional.
Isso resulta em ganhos rápidos que não apenas ajudam a lucratividade do sistema, mas também direcionam a estratégia de sua organização para objetivos abrangentes e gerais.
No final das contas, uma ferramenta de inteligência de negócios pode aumentar ou diminuir a capacidade de crescimento de uma empresa, aproveitar oportunidades críticas no mercado e obter vantagem competitiva.
Nossos consultores estão prontos para atendê-lo(a)!