Corpo clínico: como manter um bom relacionamento?

Corpo clínico: como manter um bom relacionamento? - Administre sua Clínica - Consultoria para Clínicas
21/10/2022
Equipe Administre sua Clínica

Quando falamos em clínica médica ou organizações de saúde, a primeira lembrança que você tem é do corpo clínico? Ou melhor, do médico que te atendeu?

A figura do médico é muito forte nas organizações, talvez porque remeta muito a satisfação do paciente, ele é capaz de balizar o atendimento e fazer esse cliente se fidelizar, já que o atendimento médico é um dos fatores mais relevantes para o cliente.

Qual visão você tem do seu corpo clínico?

Você, como gestor, precisa refletir quais são as ferramentas que sua empresa tem utilizado para manter esse corpo clínico engajado internamente.

No artigo de hoje, vamos refletir juntos sobre as possíveis ações que sua empresa pode tomar para manter o corpo clínico engajado.

Engajamento entre gestão e corpo clínico através de programas internos

Uma das maneiras de engajar com o corpo clínico é através da criação de programas de pontuação ou até mesmo gincanas, com premiações.

Através desses programas, a empresa consegue medir a interação do médico e sua satisfação quanto as ferramentas fornecidas para o desenvolvimento de um trabalho de excelência.

E isso pode ser feito através de algumas atividades:

    • Elogios e reclamações de atendimento;
    • Participação em criação de conteúdos para as redes sociais da empresa;
    • Participação em reuniões para opinar sobre as mudanças e melhorias;
    • Fornecimento de ideias para melhora de processos da área e da empresa no geral.

Estas atividades podem não estar diretamente relacionadas ao trabalho desempenhado em si, mas gera a sensação de pertencimento do médico com a empresa.

Neste formato de interação, o corpo clínico pode ter uma visão totalmente diferente do atendimento e dos serviços e dessa maneira trazer sugestões de melhorias em processos que muitas vezes estão estruturados há um bom tempo e que precisam de atualização.

A empresa pode oferecer níveis de premiação e bonificação por essas interações, sendo opcional de cada cultura.

A chave para o atendimento humanizado

Apesar de parecer muito básico falar sobre o atendimento humanizado e ser um assunto recorrente quando falamos em gestão em saúde, este é um dos pontos cruciais quando medimos a satisfação do paciente.

Quando falamos de atendimento médico, o acolhimento a partir desse atendimento humanizado deve ser uma das ferramentas de trabalho da sua equipe.

Esse atendimento se espelha para os demais setores, incentivando a equipe a sempre receber novos elogios.

atendimento-humanizado

Preze pela automação dos processos

Você como gestor já parou para conversar com o seu corpo clínico e entender todos os processos que existem dentro de todo serviço que ele oferece.

Muitas vezes, através dessas conversas simples encontramos gaps possíveis de serem solucionados através de automações. Talvez otimizar o sistema que você utiliza para que o médico perca menos tempo digitando um laudo ou indicando alguma prescrição a um paciente.

Esses processos de resolução simples podem otimizar e incentivar ainda mais a equipe a entregar um serviço de qualidade.

Comunicação interna eficiente

Assim como os colaboradores de comunicam internamente e recebem as notícias e notificações, o corpo clínico também precisa estar por dentro dos acontecimentos da empresa.

Uma solução é implantar um canal interno de comunicação, onde todos os colaboradores podem manter o contato. Por isso, é importante investir na equipe de comunicação.

Através das ações de endomarketing todos os colaboradores se manterão engajados. E com uma comunicação mais assertiva, todos são impactados.

Com essa comunicação bem estabelecida é possível que os setores façam sugestões de melhorias de processos, beneficiando toda empresa.

Participação efetiva nas comemorações

As empresas precisam comemorar suas conquistas e metas alcançadas durante os anos e as comemorações fazem parte dessas conquistas.

Realizar encontros e comemorações, em datas específicas, ajuda a manter a equipe motivada. Portanto, é importante incluir o corpo clinico nestas festas.

Essa é uma ótima oportunidade do corpo clínico interagir não só com os funcionários que trabalham diretamente com eles, mas sim de conhecer o restante da empresa e propor esse networking. 

Descompressão

Quando falamos em qualidade de trabalho, nos referimos ao ambiente em que estamos inseridos e trabalhamos diariamente. Ter espaços próprios para descanso e até mesmo apoio, incentivam o corpo clínico a realizar um momento de descompressão.

Ofereça espaços dinâmicos aos médicos para que seja utilizado como sala de descanso e uma pausa para o café. Isso ajuda a relaxar e retornar aos atendimentos de maneira mais leve e focada.

Além dos médicos, é importante manter uma sala de descanso para os colaboradores também, um local de acolhimento.

Qualidade de vida como uma prioridade

Um grande case para o grupo Mega Imagem, que partiu da sugestão da consultoria da Nagata e Gasparini é o grupo de qualidade de vida.

A empresa proporcionou aos colaboradores a oportunidade de ter contato com preparadores físicos, nutricionistas e até mesmo psicólogos para que pudesse mudar seu mindset sobre qualidade de vida.

Iniciado ainda na pandemia, o grupo passou por diversas consultas de acompanhamento e mantinha uma comunidade ativa para incentivar uns aos outros.

Esse programa se estendeu a todos os colaboradores da clínica, inclusive ao corpo clínico, já que muitos médicos gostam da prática de algum esporte ou atividade física.

Hoje, o grupo existe há 2 anos e permanece firme no proposito, sempre dando espaço para novos colaboradores participarem e vivenciarem a mudança na qualidade de vida.

Muitas ideias e iniciativas de participação em corridas e eventos voltados para a saúde, partem dos próprios colaboradores e médicos.

qualidade-de-vida

 Capacitação do corpo clínico e equipea

O incentivo a capacitação deve sempre estar presente em todas as áreas de atuação da sua empresa. Claro, que o incentivo ao corpo clínico é extremamente importante, mas os demais colaboradores que também trabalham diretamente com esses profissionais precisam capacitar-se.

Muitas vezes o processo muda rapidamente ou forma de conduzir um exame, e é preciso orientação. Dessa forma, o médico e a equipe que atua com ele consegue estar mais engajada e proporcionar ao paciente um atendimento excepcional, que sempre será lembrado.

Neste momento unimos o atendimento humanizado a capacitação profissional. Essa dupla poderá trazer inúmeros resultados positivos e muitos elogios ao médico e colaborador.

Além disso, cursos, extensões e melhorias de softwares devem ser constantes e periódicas principalmente com o uso das tecnologias.

Você precisa de orientação para a sua empresa? Entre em contato com a Nagata e Gasparini, nós podemos te ajudar.



Leia também:




CONTATO


Nossos consultores estão prontos para atendê-lo(a)!