IOT E OS CUIDADOS NA SAúDE
Equipe Administre sua Clínica
O crescimento das empresas, em especial da área da saúde, foi grande nos últimos dois anos. Após superar uma pandemia que derrubou muitos empreendedores, estar entre os sobreviventes exige dedicação e comprometimento.
Entre dezembro de 2021 e março de 2022, período de estabilidade no mercado de trabalho no Brasil, a área da saúde registrou um crescimento de 0,9% no número de empregos formais – eram 4.652 milhões e atingiu 4.694 milhões.
E o que mais choca, é que 3.704 milhões de postos de trabalho são do setor privado. As informações são do Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), que considera os setores público e privado e também empregos diretos e indiretos.
Do total de empregados na área da saúde em março deste ano (2022), 79% (3.704 milhões) possuíam carteira assinada e faziam parte do sistema privado, uma progressão de 0,4 pontos percentuais em comparação a dezembro de 2021.
Um dos motivos para que as empresas da área da saúde se mantenham vivas, é a alta demanda. Por ser uma necessidade humana, cada vez mais as pessoas precisarão utilizar dos serviços de saúde para se manterem em dia com seus exames e medicamentos.
A qualidade de vida aumentou nos últimos anos, bem como a expectativa de vida, por isso o uso desses serviços seguirá emplacado na lista dos itens necessários para viver.
Contudo, não podemos pensar na sobrevivência de uma empresa se não pensarmos em toda a parte econômica e administrativa e de atendimento.
Uma clínica não se mantém de pé se o seu atendimento não é de qualidade. Para isso, precisamos lembrar sobre a importância do atendimento humanizado. Atender bem o paciente, como se ele fosse alguém de sua família, é a frase emplacada pelo nosso case de sucesso, a clínica Mega Imagem.
Quando há propósito dentro das equipes de trabalho, tudo flui melhor. Portanto, o papel do gestor é de incentivar ao atendimento humanizado e se preciso treinar sua equipe para que saibam como acolher seus pacientes.
O que faz a diferença no fim das contas, é ajudar o paciente a solucionar seu problemas e acolhê-lo para que retorne e indique a empresa.
A personalização da jornada do cliente é uma das áreas que merecem atenção dentro da sua empresa. É importante saber a jornada do seu paciente em clínica, entender se ele aguardou muito tempo para a realização de um exame ou se ele prefere ser atendido por algum médico específico e entre outras personalizações.
Um case implantado pela Mega Imagem é a sinalização em sistema sobre as preferências do paciente. Lá é possível identificar por exemplo um paciente que possui fobia na hora da realização de um exame de Ressonância Magnética.
Automaticamente, a equipe de enfermagem terá um tipo de abordagem com esse paciente, tentando sempre o tranquilizar e oferecendo suporte em toda realização do exame.
Além disso, registrando em uma rede onde todos possam ver, as chances de acontecer qualquer tipo de intercorrência novamente com um paciente é mínima. Isso vale para atrasos, intercorrências com a equipe de enfermagem e até mesmo para idosos que possuem risco de queda.
Uma equipe bem treinada e capacitada é capaz de alcançar objetivos e metas altas. Quando um gestor enxerga a oportunidade de treinar um colaborador e vê nele o sucesso.
Existem diversas maneiras de capacitar sua equipe, e esse incentivo pode vir através de muitas formas:
Veja essa dica da Dra Nancy de como você pode incentivar a sua equipe:
A inovação é outro fator importante para o crescimento das empresas de saúde. As empresas que conseguem desenvolver novas tecnologias ou tratamentos inovadores podem ter uma vantagem competitiva e atrair mais clientes.
A pesquisa e desenvolvimento são fundamentais para a inovação na área da saúde e podem levar a avanços significativos na qualidade dos cuidados.
O investimento é outro fator importante para o crescimento das empresas de saúde. O financiamento pode ser obtido através de investimentos privados ou públicos e pode ajudar a financiar a expansão e o crescimento das empresas. As empresas também podem crescer através de parcerias e aquisições, unindo-se a outras empresas ou adquirindo outras empresas para expandir seu alcance e oferecer mais serviços.
Por fim, e não menos importantes, as estratégias de marketing eficazes são necessárias para o crescimento das empresas de saúde.
As empresas que conseguem promover seus serviços de maneira eficaz podem atrair mais clientes e impulsionar o crescimento. Isso pode incluir a criação de campanhas publicitárias, o uso de mídias sociais e a participação em eventos e feiras de saúde.
Nossos consultores estão prontos para atendê-lo(a)!