O CONSELHO ADMINISTRATIVO EM EMPRESAS FAMILIARES
Equipe Administre sua Clínica
O engajamento de pacientes é peça fundamental para o desenvolvimento da sua clínica. Aprender a gerar conexão entre médico e paciente, além de proporcionar uma experiência diferente, é o que faz com que ele te escolha mais vezes.
E o que a sua empresa tem feito para conquistar o paciente e tornar sua jornada, uma experiência incrível?
Quando falamos em engajamento precisamos estimular o nosso paciente e mostrar a ele os benefícios de escolher um local de confiança, seja pela agilidade, tecnologia, acolhimento ou facilidade.
Mas é importante, você gestor, refletir de que maneira tem aplicado esses pilares em seu negócio. Pequenos ajustes, as vezes podem fazer com que o seu paciente desperte o interesse e te coloque como sua referência principal em qualidade.
O primeiro passo para engajar com o seu paciente é conhecê-lo. Ao entender quais são as suas necessidades você consegue ajustar a sua comunicação, o ambiente para recebê-lo e até mesmo o momento da consulta ou realização de um exame.
Imagine que o seu paciente sempre costuma levar os filhos para a realização do exame, porque não tem ninguém para deixá-los.
E se você tivesse um espaço acolhedor para as crianças? Talvez essa mãe pudesse se sentir mais confortável dentro da sua empresa e isso a marcaria positivamente.
Para gerar conexão com o paciente, precisamos marcá-lo de uma maneira positiva. Por isso, é importante que você pense em melhorias que pode fazer dentro do seu negócio, para se aproximar cada vez mais do seu paciente.
Nesse momento, a opinião dele importa! Portanto, escute-o.
Uma boa dica: utilize os dados que você já possui. Entenda os horários que determinados pacientes preferem, entenda como seu público reage e proponha melhorias.
O primeiro contato do paciente com a empresa dirá muito sobre as escolhas que ele fará.
No início da pandemia, muitas pessoas precisaram abrir mão dos agendamentos presenciais e retiradas de exame.
E foi nesse momento que as empresas precisaram se reinventar e revisar seu atendimento online. Seja no agendamento ou no resultado dos exames, foi preciso mudar a cultura de muitos pacientes. E isso só é possível quando utilizamos o acolhimento.
Antes de uma empresa ser digital, ela precisa ser acolhedora. As empresas da área da saúde precisaram lidar com as dificuldades que muitos pacientes enfrentaram, dificuldades para irem até a clínica e dificuldades de acesso.
Por isso, pense sempre no seu atendimento online, em como ele pode se tornar acolhedor mesmo que seja por uma ligação.
Além do atendimento humanizado em clínica, acolhendo e proporcionando experiências únicas ao seu paciente.
A comunicação é importante para gerar o engajamento de pacientes. Essa comunicação pode ser feita nas redes sociais, comunicações visuais dentro da sua empresa e até mesmo no "tom de voz" utilizado por toda equipe.
Quando todos os colaboradores falam na mesma linguagem, o paciente sente que aquela equipe é unida e passa a depositar sua confiança.
Portanto, busque trazer informações sobre saúde e bem estar e conteúdos que agreguem na vida do seu paciente. Assim, ele reconhecerá que você a sua marca é autoridade do que faz. Aqui, você gera mais um pilar do engajamento.
Ao falarmos sobre engajamento de pacientes, precisamos pensar que essa condição não parte somente da instituição para ajudá-lo a estar engajado e participativo.
É importante pensar que o engajamento diz muito sobre a disposição desse indivíduo de cuidar ativamente da sua saúde, buscando sempre consumir conteúdos relevantes e prevenindo-se.
Quando o indivíduo cuida da da sua saúde, todo ecossistema é atingido positivamente. Ele passa a participar ativamente do tratamento, entende como ele pode melhorar sua qualidade de vida e muitas vezes tem insights que mudam o desfecho do diagnóstico.
Mas isso só seria possível se a sua empresa pudesse impactar a vida dele positivamente. Com o acolhimento, escuta ativa e melhorias tecnológicas, não há como não impactar pessoas.
Muitas empresas usam a tecnologia a seu favor, com os avanços da área da saúde é preciso estar a frente para não ser deixado para trás.
O que muitas pessoas não sabem é que é possível utilizar as tecnologias em conjunto com o atendimento humanizado. A sua empresa não precisa ser referência em tecnologia, quando presta um excelente atendimento e gera muitos elogios.
Um case de sucesso na Clínica Mega Imagem é o uso da personalização do atendimento do paciente. Todos os funcionários conseguem identificar todas as características daquele paciente, entendendo se ele é fóbico por exemplo.
A partir dessas informações, a equipe se disponibiliza para ajudá-lo em todo o processo de preparo e realização do exame.
A partir desses atendimentos feitos de maneira tão simples e acolhedora que surgiu um programa denominado pela empresa como "Mega Te Acolhe".
Um programa voltado para o acolhimento inicial de pacientes fóbicos. E ele funciona da seguinte maneira: um enfermeiro da equipe se disponibiliza para acompanhar esse paciente em todo seu processo, acolhendo-o e até segurando sua mão dentro da sala de exame quando necessário.
Além disso, ele coloca sua música favorita para que ele relaxe e consiga realizar o exame de maneira tranquila.
E como não dizer que isso gera o engajamento do paciente?
Muitos relatos já foram dados, onde o paciente nunca antes conseguiria ter feito o exame sem uso de sedativos, por exemplo e pós o programa superou o medo.
Esse benefício agora está em fase de teste para ser estendido às mães que precisam levar os filhos junto, pois não conseguem uma rede de apoio para ajudá-las.
Além disso, os idosos também receberão um atendimento diferenciado de acolhimento.
A Nagata e Gasparini Consultoria em Saúde tem o propósito de virar a chave da sua empresa e trazer todos os pontos de conexão entre seu paciente e a sua empresa.
E se você tivesse a oportunidade de treinar sua equipe para alcançar a excelência? Não deixe que o seu cliente prefira escolher o seu concorrente, agende uma conversa, nós podemos te ajudar.
Nossos consultores estão prontos para atendê-lo(a)!