GESTãO DE PROCESSOS: COMO REDUZIR CUSTOS EM CLíNICAS E HOSPITAIS
Equipe Administre sua Clínica
Nas instituições de saúde, um dos pontos mais importantes é a jornada do paciente, principalmente na área de gestão. Afinal de contas, essa é a melhor forma de entender como é a experiência do paciente desde o atendimento até o tratamento.
Atualmente, várias tecnologias têm sido utilizadas para melhorar esse processo, inclusive a Inteligência Artificial. Neste artigo, falaremos mais sobre esse tema e como a IA pode ser importante na jornada do paciente. Para saber mais, continue a leitura!
Como citamos anteriormente, a jornada paciente são todas as fases que ele tenha passado, desde que teve o primeiro sintoma até o momento em que passou pela consulta médica.
Esse termo é utilizado como inspiração em outra expressão: jornada do usuário. Seu principal objetivo é compreender os passos do “antes” até o “depois” do uso de um produto e/ou serviço.
Assim, a jornada do paciente engloba as etapas que ele passa desde o início da sua condição de saúde, sua procura por ajuda e o que ocorre após o atendimento médico.
Toda a jornada do paciente é composta por várias fases, dentre elas estão:
Nessa fase, o paciente começa a perceber que há algo diferente com sua saúde. Os primeiros sintomas surgem e é hora de procurar ajuda com rapidez, principalmente para obter um diagnóstico precoce.
Depois que identifica seu problema, o paciente passa para a fase seguinte, que é a de buscar as informações necessárias. Algumas pessoas optam por procurar ajuda pela internet e outras vão atrás de amigos e/ou familiares.
Essa é uma etapa importante para o paciente, já que é nela que ele vai buscar dados confiáveis.
Depois da pesquisa, o paciente passa para a fase em que vai escolher o profissional responsável pelo seu atendimento. Normalmente, a reputação do médico e sua especialização são os pontos que mais chamam a atenção.
O passo seguinte consiste em fazer o agendamento da consulta, que pode ser simples ou com o uso de sistemas integrados. Nesses casos, o paciente consegue marcar seu atendimento de forma online ou física.
Durante a consulta médica, o profissional de saúde será o responsável por fazer uma avaliação dos sintomas, além de solicitar exames. Com a tecnologia, algumas empresas podem optar pelo uso de plataformas de telemedicina.
Depois da consulta e diagnóstico, chega o momento de dar início ao tratamento. Para que ele seja o mais eficiente possível, é necessário que o paciente siga à risca todas as recomendações médicas.
É imprescindível acompanhar a fase depois do tratamento para identificar como está a recuperação desse paciente. Esse processo pode ser por meio de plataformas digitais, que permitem o acesso direto por parte dos profissionais de saúde.
Por fim, outra fase importante da jornada do paciente é o feedback. É nessa avaliação que ele vai avaliar o atendimento, mostrando os pontos positivos e aqueles que precisam de melhorias.
Existem muitos benefícios no uso da IA na jornada do paciente, afinal, ela ajuda a aprimorar a experiência do paciente desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento.
Além disso, ela permite a obtenção de diagnósticos mais rápidos e precisos, já que consegue analisar grandes volumes de dados e exames médicos. Isso ainda diminui os erros, aumentando a eficácia do tratamento proposto.
A tecnologia ainda permite a personalização do tratamento, considerando os dados e as características individuais de cada paciente.
As ferramentas de IA também facilitam a gestão de agendamentos e o acesso a informações, simplificando a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde. Já no acompanhamento, a IA pode monitorar sinais vitais e padrões de saúde, oferecendo alertas precoces e intervenções oportunas.
Apostar na IA para otimizar a jornada do paciente é uma boa opção para hospitais e clínicas médicas.
Assim como outras tecnologias, a IA tem potencial para fazer uma revolução na saúde, já que ela oferece diagnósticos mais rápidos e precisos. Além disso, como citamos anteriormente, ela ajuda na hora de oferecer tratamentos personalizados.
Com a possibilidade de análise de grandes volumes de informações médicas, a IA ajuda a prevenir problemas de saúde antes que eles se tornem mais graves. Por meio de exames de imagens, a inteligência artificial pode detectar as doenças de maneira precoce.
Por fim, devemos entender que a IA é uma ferramenta que pode ser muito útil no setor da saúde, principalmente no que diz respeito à jornada do paciente. Afinal, esse é um processo que precisa de muita atenção para que possamos oferecer a melhor experiência para quem está sendo atendido.
Com um bom atendimento, as chances de fidelizar o paciente são maiores. Por isso, utilize a tecnologia a favor do seu empreendimento na área da saúde.
Nossos consultores estão prontos para atendê-lo(a)!