Médicos: estratégias para o crescimento sustentável

Médicos: estratégias para o crescimento sustentável - Administre sua Clínica - Consultoria para Clínicas
25/11/2022
Equipe Administre sua Clínica

Os médicos são peças chaves dentro da sua instituição, sua clínica ou hospital precisa utilizar algumas estratégias para manter o corpo clínico engajado.

O trabalho médico exige excelência, humanização e qualidade. Características que sua empresa pode conquistar através do cultivo  do relacionamento entre médicos e organização, pensando sempre no crescimento sustentável.

Por isso, separamos algumas dicas para que a sua gestão operacional ou liderança poderá seguir para manter um relacionamento saudável com a equipe médica.

Atendimento médico de excelência

Um atendimento médico feito com excelência faz muita diferença e impacta diretamente no feedback do paciente. Lidar com vidas e com a descoberta de diagnósticos e tratamentos é delicado, já que lidamos com pessoas e as pessoas criam expectativas e sentimentos.

Quando falamos em atendimento médico, muitas pessoas querem se sentir acolhidas no momento da sua consulta ou exame porque está passando por um processo emocional de descoberta da doença ou até mesmo acompanhamento.

Por isso, precisamos nos lembrar de implantar em nossa empresa o atendimento humanizado. Acolher o paciente como se fosse algum membro de nossa família, o ajudará a lembrar do momento com mais leveza e consequentemente haverá a fidelização desse cliente.

Com certeza, ele recomendará a sua clínica a outras pessoas já que recebeu um atendimento de ponta. Quando estamos falando de atendimento de excelência, falamos não só da competência, mas sim do cuidado. Portanto, forneça treinamentos ao seu corpo clínico e os ajude a encontrar formas de exercitar o atendimento humanizado.

medicos

Auxiliares de sala e treinamentos

Uma das estratégias que podem ser utilizadas para ajudar o médico em sala, é fornecer uma auxiliar de sala. Essa profissional poderá auxiliá-lo durante o exame ou atendimento, facilitando e agilizando alguns processos do médico.

Isso o ajuda a ganhar tempo e a coordenar o atendimento em sala, melhorando a experiência do paciente.

Além disso, é importante que o gestor ofereça cursos e capacitação para a equipe. Através desses treinamentos, além de desenvolver o relacionamento entre médicos e funcionários é possível alinhar os processos da clínica.

Marketing como aliado dos médicos

Você deve estar se perguntando o que a estratégia de Marketing da sua empresa tem a ver com os médicos. Na verdade, ele funcionará como um aliado e você pode usá-lo como estratégia para divulgar a especialidade de cada médico.

Isso pode acontecer incentivando a equipe médica a participar de gravações de vídeos para as redes sociais, produção de artigos e conteúdos mais densos.

Além disso, o médico engajado pode incentivar seu paciente a acessar tais conteúdos e divulgar a amigos.

Grupos para relacionamento interpessoal

O gestor precisa entender como o seu corpo clínico funciona e as particularidades de cada um. Assim como os colaboradores da sua empresa, os médicos também precisam manter um relacionamento com os demais colaboradores.

Uma ideia é criar grupos para que aconteça uma integração entre setores e pessoas, estreitando os relacionamentos e fazendo com que a equipe permaneça unida.

No relacionamento de médico para médico, os grupos de estudo são uma ótima opção. Os médicos podem ajudar uns aos outros, discutindo casos clínicos e enxergando a melhor maneira de finalizar o diagnóstico do paciente.

Certificações

As certificações são importantes dentro da área da saúde, principalmente porque demonstram a qualidade e excelência no atendimento.

Manter as cerificações em sua organização traz mais credibilidade e cria o desejo do médico participar e trabalhar em uma instituição com relevância e segurança em seus processos.

Um exemplo é a clínica Mega Imagem, que é a primeira clínica do Brasil a conquistar o certificado PADI (Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem) e a primeira clínica de Santos em diagnóstico por imagem a obter certificação de qualidade e segurança ONA Nível 3.

Essas certificações são fruto do trabalho dos colaboradores e corpo clínico, já que atesta a qualidade e segurança nos exames e laudos oferecidos pela clínica.

Núcleo de segurança para médicos

Quando falamos em segurança de processos, precisamos falar sobre o núcleo de segurança. Diferente do grupo de estudos e das relações interpessoais, o seu gestor pode criar um núcleo interno de segurança com alguns médicos e oferecer recompensas ou premiações.

Esse núcleo pode ficar responsável por revisar os processos internos de segurança do paciente, revisão de laudos e ajudar no controle de qualidade do serviço oferecido pelos médicos.

Além disso, esse núcleo também pode ficar responsável por realizar treinamentos de segurança como o de primeiros socorros e como agir em situações de risco para o paciente.

Considerações finais

Além de todas essas ações que já citamos, devemos falar sobre o canal aberto que precisa existir entre médico e gestão. Isso inclui receber e dar feedbacks, incentivar a equipe, dar sugestões e ideias de melhorias e entre outros.

O médico precisa se sentir parte da instituição, por isso deve participar das comemorações junto de toda a equipe comemorando as conquistas que juntos buscaram ao longo do ano.

A Consultoria Nagata e Gasparini pode te ajudar a ir mais longe, entre em contato conosco e faça um diagnóstico da sua clínica ou empresa. Somente assim conseguiremos listar todos os pontos de melhoria e também ressaltar os pontos positivos.



Leia também:




CONTATO


Nossos consultores estão prontos para atendê-lo(a)!