O que é o Marketing Ágil?

O que é o Marketing Ágil? - Administre sua Clínica - Consultoria para Clínicas
22/12/2021
Equipe Administre sua Clínica

O marketing ágil é a aplicação de valores e princípios ágeis para gerenciar a maneira como uma equipe de marketing realiza o trabalho.

Em sua essência, uma abordagem ágil valoriza flexibilidade, iteração e velocidade. Ele permite que você aprenda rapidamente o que funciona e o que não funciona, para poder melhorar gradativamente os resultados de seus esforços de marketing.

O marketing ágil é uma resposta à forma como as práticas de marketing mudaram nos últimos 30 anos.

Tradicionalmente, as equipes de marketing usavam canais como rádio, publicidade impressa e outdoors para atingir um público amplo. Eles investiam muito tempo e dinheiro para lançar uma grande campanha uma ou duas vezes por ano.

Neste sentido, suas ferramentas eram limitadas e disponíveis apenas para medir o retorno sobre o investimento.

Mas a Internet transformou a forma como as equipes de marketing trabalham.

Os meios de marketing digital, como publicidade gráfica on-line, mecanismos de pesquisa, e-mail e mídia social, são agora a principal forma de comunicação com os clientes. Esses meios permitem que as equipes  capturem uma grande quantidade de dados sobre o comportamento do cliente e obtenham insights valiosos sobre suas preferências.

Consequentemente, as equipes de marketing hoje, precisam trabalhar de uma forma mais incremental, mensurável e compatível com nosso mundo digital em rápida mudança.

É por isso que muitas organizações estão se voltando para o marketing ágil.

Isso porque ele permite que as equipes sejam ágeis, ofereçam mensagens mais personalizadas, permaneçam competitivas e forneçam melhores resultados para os negócios.

Como surgiu o  marketing ágil?

Ágil se refere a uma coleção de metodologias de desenvolvimento de software. Ele descreve uma abordagem para desenvolver software em que as equipes trabalham em incrementos curtos com ciclos de lançamento frequentes.

O Manifesto Ágil, publicado por um grupo de desenvolvedores de software em 2001, apresenta quatro valores fundamentais:

    • Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas
    • Software que trabalha sobre uma documentação completa
    • Colaboração do cliente na negociação do contrato
    • Respondendo à mudança seguindo um plano

Embora essa abordagem tenha surgido como uma forma de ajudar as equipes de desenvolvimento de software, outros grupos, como gerenciamento de produtos, gerenciamento de projetos, recursos humanos e marketing, estão aplicando cada vez mais conceitos ágeis em seu próprio trabalho.

Para as equipes de marketing especificamente, isso significou um foco maior na:

    • experimentação,
    • trabalho em equipe,
    • dados e entrega contínua de valor aos clientes.

Em vez de se envolver em um planejamento rígido e de longo prazo, as equipes de marketing ágil estão adotando flexibilidade e mudança. Eles analisam frequentemente dados para aprender mais sobre os desejos dos clientes e melhorar suas campanhas.

As principais metodologias que as equipes de marketing usam para seguir os valores e princípios do Agile são:

Scrum

É metodologia ágil mais popular para equipes de software.

Aplicado ao marketing, significa que as equipes têm um acúmulo de atividades que estão tentando realizar durante um determinado período.

Eles priorizam essas atividades e dividem o trabalho de marketing em partes gerenciáveis ​​que podem ser concluídas em um tempo definido (chamado de sprint) de duas a quatro semanas.

O objetivo é usar timeboxing para iterar em campanhas e agregar valor aos clientes de forma incremental.

As equipes também podem realizar reuniões diárias ou ter revisões regulares e retrospectivas para avaliar o progresso e definir qual trabalho de marketing deve ser concluído a seguir.

Kanban

As equipes de marketing Kanban que seguem este sistema de fluxo de trabalho baseado em pull conseguem visualizar facilmente seu trabalho e otimizar o fluxo de tarefas através dos diferentes estágios:

    • para fazer,
    • trabalho em andamento
    • concluído.

Por exemplo, um quadro kanban pode ser útil para uma equipe de marketing de conteúdo ver o que precisa ser feito e identificar quaisquer gargalos ao longo do caminho.

À medida que cada conteúdo passa da ideia ao rascunho e à revisão, todos podem ver o status. O objetivo é limitar o número de itens de trabalho em andamento a uma quantidade gerenciável para aumentar a produção. Isso garante que o trabalho flua continuamente em cada estágio e alcance a conclusão rapidamente.

Híbrido

Muitas equipes de marketing incorporam elementos de kanban e scrum em seus fluxos de trabalho.

Alguns se referem a essa abordagem híbrida como scrumban. Mais comumente, as equipes podem trabalhar em caixas de tempo, mas usam um quadro kanban para visualizar o próximo trabalho. Mas não há regras rígidas - as equipes podem escolher os elementos de scrum e kanban que funcionam melhor para suas necessidades específicas.

Quais são os benefícios do marketing ágil?

As equipes de marketing ágil que trazem uma estratégia clara para seu trabalho conseguem agir com rapidez e propósito.

De acordo com uma pesquisa de 2017, 94% das empresas diziam que agilidade e colaboração são essenciais para seu sucesso. E 32% relatam que já estão tomando medidas para serem mais ágeis.

Então, como é a implementação de uma metodologia ágil na prática?

Além de se movimentar rapidamente, diferentes funções de marketing podem usar dados ou feedback do cliente para informar como eles abordam seu trabalho.

Por exemplo, os gerentes de marketing podem explorar novos canais e métodos para aumentar o tráfego, as equipes digitais podem realocar os gastos com publicidade online e as equipes de conteúdo podem ajustar seu calendário editorial ou testar e iterar estratégias de mídia social.

Os benefícios adicionais de adotar uma abordagem de marketing ágil incluem:

    • Programas e campanhas integrados: Os colegas de equipe em marketing digital, de conteúdo e de produto estão alinhados aos planos de marketing e podem oferecer uma experiência consistente e perfeita para clientes em potencial e clientes em potencial.
    • Economia de custos: Iteração significa que você não desperdiça tempo e recursos com abordagens que não são adequadas para seu público-alvo. Por exemplo, se um canal não está entregando os resultados desejados, você pode rapidamente parar de investir nele.
    • Decisões baseadas em dados: O rastreamento de dados em tempo real fornece informações valiosas sobre o comportamento do público. Tráfego, cliques e taxas de conversão esclarecem o desempenho de seus programas e campanhas - e o que precisa ser ajustado para alcançar melhor os clientes.
    • Transparência e confiança: A comunicação e a colaboração constantes entre as equipes de marketing ajudam a garantir que as habilidades de todos sejam utilizadas de maneira adequada e que a capacidade seja bem equilibrada entre os colegas de equipe.

Marketing ágil vs. marketing tradicional

Atualmente dispomos de um conjunto de valores orientadores para o marketing ágil. Aqui está uma visão geral das diferenças entre marketing ágil e tradicional:

Ágile Marketing_1

Introdução ao marketing ágil

O marketing é o motor que impulsiona a conscientização e a geração de leads.

As práticas de marketing de hoje evoluíram consideravelmente desde os dias dos outdoors e da publicidade impressa. A tecnologia tornou possível produzir campanhas rapidamente, modificá-las e usar métricas para tomar decisões informadas sobre o que fazer a seguir. É por isso que uma abordagem ágil se adapta tão bem ao nosso mundo digital.

É claro que uma estratégia e um plano são fundamentais.

Ou seja, estrutura e prazos garantem que as atividades de marketing tenham um impacto maior. Todos na equipe de devem compreender as metas e como seu trabalho apoia esses objetivos.

Um roteiro de marketing ágil pode servir como um guia para isso. É uma linha do tempo visual de como permanecer flexível enquanto entrega um trabalho significativo que apoia os objetivos maiores de marketing e negócios.

Os fluxos de trabalho Ágil serão diferentes para cada empresa e equipe de marketing, dependendo do que se está planejando entregar e como deseja atingir o público.

Encontrar e usar a ferramenta certa é essencial para apoiar seus esforços - esta é a única maneira de obter os fluxos de trabalho simplificados e a visibilidade necessária para trabalhar rapidamente.

Mover-se rapidamente, iterar com frequência e procurar continuamente maneiras de melhorar o ajudará a transmitir mensagens claras que ressoam com seu público e impulsionam o crescimento do negócio.

A Nagata & Gasparini auxilia diversas empresas no setor de saúde que dispõe de departamentos de marketing a incorporar esta nova metodologia, garantindo uma melhor performance ao negócio e maior engajamento com sua persona.



Leia também:




CONTATO


Nossos consultores estão prontos para atendê-lo(a)!