ANáLISE DE DADOS NA SAúDE COMO ALIADA
Equipe Administre sua Clínica
Toda empresa sabe que existem aqueles pacientes inativos, que por algum motivo deixaram de frequentar a clínica ou serviço. Mas, o que as vezes não enxergam é a possibilidade de trabalhar com esses pacientes formas de trazê-los para perto novamente.
Entender quais foram os motivos que levaram esse paciente a não voltar, pode te ajudar a montar planos de ação mais eficazes.
Por isso, trouxemos algumas dicas que você pode aplicar ao seu negócio, para aumentar consequente seu faturamento com esses pacientes inativos.
O primeiro passo para recuperar os pacientes inativos é entender quem são eles. Através do uso de sistemas e softwares próprios para a gestão dos atendimentos, o gestor consegue extrair os relatórios e entender quanto tempo o seu paciente já passou pela clínica.
Esse número é importante, já que através da análise de dados você pode trabalhar várias estratégias e planos de contingência para trazê-lo para perto.
Um outro ponto importante é entender por qual motivo o paciente não retornou.
Após localizar quem são os pacientes inativos, é interessante entrar em contato por algum canal de comunicação (telefone, email, whatsapp) para entender o motivo que o levou não retornar a clinica.
As vezes, uma pequena insatisfação com algum problema de fácil resolução o fez desistir de permanecer na clínica.
Após localizar os pacientes e entender os motivos de desistência, é importante segmentar. Estar orientado a dados é o fator primordial para montar os planos de ação.
Podemos usar algumas estratégias como:
O seu Call Center ou Call Connect é uma forte ferramenta para ajudar a trazer esses pacientes inativos de volta.
Este é o setor que possui a habilidade de comunicar-se por diversas vias. Neste momento, é importante que o gestor responsável ajude na segmentação dos pacientes, colocando como prioridade aqueles que investiram mais no seu serviço, ou até mesmo que não reaparece dentro de 6 meses e entre outras segmentações.
Além disso, é importante montar scripts de venda próprios para esse cliente. Entender suas dores, os motivos pelo qual ele não retornou e tentar convencê-lo de que essa é sua maior escolha é o papel do Call Connect.
Por isso, sempre falamos sobre a importância do uso de algum software de gestão de clínicas. É preciso ter histórico do que acontece com o seu paciente, sua equipe precisa saber os motivos pelo qual ele não retornou ou qualquer insatisfação que ele possa vir a ter.
Isso ajuda a não errar novamente e a personalizar cada vez mais a experiência desse paciente. Ele precisa sentir o acolhimento e atenção, de um funcionário lembrar do que o deixou descontente e ajudá-lo a mudar de ideia, entendendo que aquele foi um erro momentâneo e que a sua empresa se importa em melhorar.
A Mega Imagem é um grande case para a Consultoria Nagata e Gasparini, já que muitos testes realizamos dentro da empresa.
Eles sempre sofreram com essa questão de pacientes inativos, sempre existia a dificuldade de entender como agir estrategicamente sobre esses pacientes.
Dessa forma, implantamos uma estratégias 360º, onde a equipe de Call Center agia influentemente sobre esse problema e em parceria a equipe de Marketing fortalecia o contato e a marca através do uso das Redes Sociais e e-mail marketing.
Com scripts de vendas bem definidos, conseguimos aumentar a taxa de pacientes inativos em ativos. Além disso, usamos a ferramenta de e-mail marketing para realizar o disparo e montagem do fluxo de conteúdo, especifico e desenhado para esses pacientes.
E esse trabalho se tornou periódico, uma vez que testamos e vimos resultados. É preciso sempre segmentar e analisar dados para conseguir desenhar o melhor plano de ação.
Muitas empresas de diversos segmentos utilizam o Marketing de Conteúdo a seu favor e na área da saúde não é diferente.
O conteúdo é capaz de aproximar o paciente da empresa, através de dicas e respondendo as dúvidas mais frequentes.
Além das redes sociais consolidadas como um meio de contato e o uso de um site institucional bem estruturado, devemos levar em consideração o uso do e-mail marketing.
Através dessa ferramenta podemos segmentar os grupos de pacientes que gostaríamos de atingir, como por exemplo os pacientes inativos.
É possível montar uma comunicação assertiva para esse grupo, contendo somente conteúdos que possam despertar o interesse.
Aqui, a dica é inserir conteúdos de forma estratégica. Sua equipe de Marketing pode produzir conteúdos para o blog em formato de artigo, vídeos para o canal do YouTube e demais redes sociais.
Fale sobre saúde e bem estar e tente mostrar ao paciente a importância da realização do check-up periódico ou o serviço que a sua empresa oferece.
Entretanto, tenha cuidado para não se tornar excessivo, o envio de muitos e-mails pode incomodar o paciente. Além disso, tenha cuidado com as normas e regras da LGPD, para que não ofenda juridicamente seu paciente.
Nossos consultores estão prontos para atendê-lo(a)!