GESTãO POR COMPETêNCIAS: O QUE é?
Equipe Administre sua Clínica
A satisfação do paciente é um ponto muito importante dentro da organização. Entretanto, quando falamos em experiência online, podemos nos referir aos canais de agendamento e a usabilidade de um site por exemplo.
A verdade é que toda empresa hoje, precisa estar no digital. E quando falamos em digital, nos referimos as Redes Sociais, mas principalmente ao site e sua usabilidade.
Hoje, trouxemos algumas dicas importantes para que a sua empresa mantenha seu site atualizado e entenda o potencial que existe nas mãos.
Quantas vezes você já fez uma pesquisa no buscador e se deparou com um site ruim de mexer, ou porque é difícil de se localizar, as cores dificultam a leitura, carregamento lento da página e muitos outros problemas.
Agora, imagine que este é o site da sua empresa. Pensando assim, será que o paciente irá retornar para agendar ou insistirá em achar que a sua clínica é a melhor para ele realizar seu exame?
Muitas organizações não se importam com a qualidade de site que entrega e isso é um grande problema, já que a satisfação do paciente em um todo deve ser avaliada - não somente na qualidade de serviço prestado.
Para se ter uma empresa omnichannel, é preciso investir em mão de obra para que o básico esteja dentro de um padrão mínimo de qualidade.
Contudo, você sabe quais são os pontos que precisamos ter atenção para que o site esteja performando bem?
Vamos entender juntos.
O site precisa ser visualmente fácil de entender, já que ali o paciente poderá se encontrar, agendar seus exames ou até mesmo consumir algum conteúdo.
Essa parte visual precisa seguir a identidade da marca, através do logotipo e paleta de cores é possível criar essa identificação com o seu paciente. Dessa forma, o responsável por criar o layout de página poderá realizar testes A/B para entender qual tipo de página agrada mais o público.
Com uma identidade visual definida, é importante se atentar a parte técnica. Todo site precisa de um desenvolvedor que possa acompanhar a criação e a manutenção.
Algumas ferramentas podem ser utilizadas para entender se é necessário realizar correções de códigos e até mesmo erros presentes no site. Quanto menos erros e mais otimizado estiver, menores são as chances de interferência na usabilidade do usuário. Ou seja, reduz o surgimento de erros, carregamento lento e demais problemas que impactam na vida do seu paciente.
Outro ponto importante, é entender como você montará esse site. Ele pode ser utilizado em hospedagens comuns como o Wordpress ou pode ser desenvolvido totalmente em código HTML.
O que os difere? A segurança de um site produzido em HTML é maior do que no Wordpress e muito disso tem relação com a parte técnica em si, os plugins de atualizações e demais funções acabam deixando o site mais enfraquecido.
Mas, isso não quer dizer que com um site todo em código, um ataque viral não irá acontecer, há a possibilidade. Contudo, as chances de retirar o site do ar ou afetar algum dado, é muito menor.
As otimizações de página e correções ajudam o site a manter sua qualidade de acesso. E aqui podemos falar sobre velocidade de carregamento de página.
Quanto mais leve e mais otimizado, melhor será seu carregamento. Por isso é importante o monitoramento full time do site, principalmente se dentro dele houver portal para agendamento ou até mesmo retirada de resultados.
Além disso, um site hoje precisa ser responsivo para modalidade mobile. Um site hoje que não atende a demanda de acesso via celular, com certeza ficará para trás.
A parte técnica de todo o site é importante, mas precisamos falar também sobre a importância da estratégia orgânica de conteúdo. Quando falamos em SEO (Search Engine Optimization) estamos falando em otimizações de páginas e conteúdos.
Mas, você se deve se perguntar o que é essa otimização que tanto falamos. Vamos entender juntos.
Todos os buscadores, como o Google por exemplo, precisa ler as páginas e identificar se aquele conteúdo é relevante. Quando fazemos uma pesquisa, sobre qualquer assunto, os links que aparecem na primeira página são os melhores indexados.
Ou seja, provavelmente a pessoa que produziu aquele conteúdo o fez de maneira otimizada e seguindo algumas regras que ajudam a deixar esse conteúdo mais visível. Isso, consequentemente, aumenta o tráfego do seu site e faz com que mais pessoas cheguem até você.
Uma estratégia de orgânico não funciona sem uma boa parte técnica e vice e versa. Essas são estratégias complementares que precisam caminhar juntas. Ao criar o seu site, para alavancá-lo recomendamos utilizar o blog como uma ferramenta.
Através dele, você poderá trazer conteúdos de saúde, bem estar e noticiais no geral que possuam relação com o seu nicho. Além de aumentar a satisfação do paciente com os conteúdos, é possível manter uma aba aberta para solicitações e até mesmo comentários.
Por isso, se a sua empresa ainda não investe em um bom site ou não realiza uma estratégia de blog e conteúdo orgânico pense a respeito. Essa é uma poderosa ferramenta, que quando bem utilizada, pode trazer muitos frutos.
Você já conhece a Nagata e Gasparini? Nós podemos te ajudar neste e em demais processos. Entre em contato conosco.
Nossos consultores estão prontos para atendê-lo(a)!